O que é moto táxi e como funciona no Brasil


O que é moto táxi e como funciona no Brasil? Essa é a questão que iremos abordar hoje neste artigo. Caso você ainda não conheça o serviço de moto táxi saiba que ele vem crescendo no Brasil nos últimos anos.

O que é moto táxi e como funciona no Brasil

Como o nome já diz, moto táxi é um serviço de transporte em uma moto. Ou seja, você paga para que uma pessoa te leve de um ponto a outro de moto.

O veículo utilizado, a motocicleta, apresenta reduzido custo de manutenção, baixo consumo de combustível, facilidade de estacionar e mobilidade.

A dinâmica do moto táxi dá-se nas vias públicas de circulação, com um gesto de parada de algum passageiro para algum motoqueiro que esteja oferecendo o serviço de transporte, ou quando alguém telefona para um moto taxista que vai ao seu encontro.

Os serviços de moto táxi são bem mais populares em cidades do interior, principalmente em municípios em que a fiscalização de trânsito não é muito exigente.

No nordeste brasileiro os serviços de moto táxi são mais populares, só no estado do Pernambuco existem cerca de 100 cidades onde o serviço é regulamentado pela lei.

Preços baixos são oferecidos pelos moto táxis

Em cidades menores geralmente, o valor a ser pago é único independente da distância a ser percorrida. Entretanto, o valor pode variar a depender do dia da semana ou horário, ou mesmo incrementado caso a distância acordada seja maior do que a usual. Em algumas cidades onde há regulamentação o valor do serviço é determinado pelo poder municipal.

Dependendo do porte da cidade, a atividade de transporte por mototáxis pode ser registrada ou não. Cidades pequenas tendem a ter este serviço sem padronização nem legalização municipal. Cidades de tamanho maior tratam as moto táxis como um serviço semelhante ao de táxi.

É uma ótima alternativa para aquelas classes mais baixas que não podem pagar preços altos em transporte pois, sabemos que o serviço de táxi não é barato. Ele ainda consegue ser mais barato do que serviços de aplicativos como o Uber.

Mas, como será que funciona a regulamentação desse tipo de serviço? É o que veremos abaixo.

Legalização

A competência para legislar sobre serviços de moto táxi é municipal, não só a legislação sobre os serviços de moto táxi, quanto à regulamentação das profissões de moto taxistas, moto frentistas, moto vigia e outros.

A entidade responsável pela regulamentação básica para os serviços de moto táxi e que tem como função a regulamentação da atividade indiferente da região é o CONTRAN- Conselho Nacional de Trânsito.

Conclusão

Há quem ainda fique relutante quanto essa opção de transporte, alguns por não acharem um meio seguro de se locomover (muitas pessoas ainda não gostam de andar de moto, mesmo não tendo sofrido acidentes, etc), outros por poder pagar por um transporte mais confortável como o táxi “normal”.

Mas uma coisa é certa, o serviço está crescendo e ganhando seu espaço, atendendo seu público e trasportando pessoas por todo o país.

O que é moto táxi e como funciona no Brasil
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *