Uma das questões mais importantes sopre planejar a compra da sua moto é conseguir identificar o tipo de compra mais interessante para você, e das formas parcelas de comprar, o consórcio de motos é uma das mais interessantes.

Se você está em busca de uma moto e quer conhecer como o consórcio de motos funciona, quais são suas vantagens e desafios, e qual o público que melhor se beneficia desse tipo de aquisição, esse artigo é para você! Vamos apontar todas as questões em relação a isso e ainda trazer as principais vantagens e questões do consórcio.

Se você quer conhecer mais sobre essa e outras formas de comprar motos e outros veículos, você vai encontrar muito mais informações aqui no nosso blog, já que é uma das nossas especialidades.

Afinal de contas, o que é o consórcio de motos?

O consórcio de motos é uma forma inteligente e eficiente de comprar veículos, pois você evita as grandes taxas de juros dos financiamentos e faz uma compra programada, com taxas muito mais tranquilas. A diferença é que você entra em sorteios enquanto está pagando para retirar a moto, e pode adiantar parcelas em um leilão para conseguir a sua moto antes.

De uma forma ou de outra você consegue a sua moto de forma muito mais tranquila financeiramente, embora tenha essa dificuldade. Caso você esteja interessado em comprar uma moto mas não precisa dela urgentemente, o consórcio de motos é, definitivamente, uma opção a ser avaliada.

Os consórcios são compras coletivas organizadas por bancos e financeiras para que grupos de pessoas possam comprar seus veículos de forma a se ajudar, onde a soma das parcelas basicamente paga um ou mais veículos e esses veículos são sorteados ou leiloados entre os participantes.

As taxas são bem mais interessantes que as de financiamentos, mas as punições por atraso das cotas é bem mais séria, e você não participa do sorteio em que atrasa a sua cota.

Quais são os desafios desse consórcio?

Como nem tudo são flores, é interessante ter em mente que os consórcios também têm seus problemas, que geralmente envolvem a falta de planejamento de quem está comprando e o fato de que você pode ser prejudicado dependendo do plano.

É sempre importante checar a lisura da instituição que está fazendo o seu consórcio, ou você pode estar sendo enganado. Além disso, é importante também ter em mente que nem todo o consórcio é uma boa ideia.

Se você realmente não precisa da moto agora, aio invés de pagar o consórcio, se você tiver a disciplina de guardar o dinheiro da parcela mensalmente em uma poupança, com certeza economizará muito dinheiro.

Ao mesmo tempo, se você ficar inadimplente ou for suspenso do consórcio de alguma forma, continua participando e quando é sorteado recebe seus valores de volta, sem correção e sem as taxas de administração, ou seja, não é uma boa ideia fazer isso.

Agora que você já tem as informações principais sobre o consórcio de motos, verifique se é a melhor forma de compra para você e, caso seja, procure um banco ou financeira de qualidade para fazê-lo!

Leia também

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um comentário

Deixe um comentário