Uma das questões mais importantes sopre planejar a compra da sua moto é conseguir identificar o tipo de compra mais interessante para você, e das formas parcelas de comprar, o consórcio de motos é uma das mais interessantes.
Se você está em busca de uma moto e quer conhecer como o consórcio de motos funciona, quais são suas vantagens e desafios, e qual o público que melhor se beneficia desse tipo de aquisição, esse artigo é para você! Vamos apontar todas as questões em relação a isso e ainda trazer as principais vantagens e questões do consórcio.
Se você quer conhecer mais sobre essa e outras formas de comprar motos e outros veículos, você vai encontrar muito mais informações aqui no nosso blog, já que é uma das nossas especialidades.
Afinal de contas, o que é o consórcio de motos?
O consórcio de motos é uma forma inteligente e eficiente de comprar veículos, pois você evita as grandes taxas de juros dos financiamentos e faz uma compra programada, com taxas muito mais tranquilas. A diferença é que você entra em sorteios enquanto está pagando para retirar a moto, e pode adiantar parcelas em um leilão para conseguir a sua moto antes.
De uma forma ou de outra você consegue a sua moto de forma muito mais tranquila financeiramente, embora tenha essa dificuldade. Caso você esteja interessado em comprar uma moto mas não precisa dela urgentemente, o consórcio de motos é, definitivamente, uma opção a ser avaliada.
Os consórcios são compras coletivas organizadas por bancos e financeiras para que grupos de pessoas possam comprar seus veículos de forma a se ajudar, onde a soma das parcelas basicamente paga um ou mais veículos e esses veículos são sorteados ou leiloados entre os participantes.
As taxas são bem mais interessantes que as de financiamentos, mas as punições por atraso das cotas é bem mais séria, e você não participa do sorteio em que atrasa a sua cota.
Quais são os desafios desse consórcio?
Como nem tudo são flores, é interessante ter em mente que os consórcios também têm seus problemas, que geralmente envolvem a falta de planejamento de quem está comprando e o fato de que você pode ser prejudicado dependendo do plano.
É sempre importante checar a lisura da instituição que está fazendo o seu consórcio, ou você pode estar sendo enganado. Além disso, é importante também ter em mente que nem todo o consórcio é uma boa ideia.
Se você realmente não precisa da moto agora, aio invés de pagar o consórcio, se você tiver a disciplina de guardar o dinheiro da parcela mensalmente em uma poupança, com certeza economizará muito dinheiro.
Ao mesmo tempo, se você ficar inadimplente ou for suspenso do consórcio de alguma forma, continua participando e quando é sorteado recebe seus valores de volta, sem correção e sem as taxas de administração, ou seja, não é uma boa ideia fazer isso.
Agora que você já tem as informações principais sobre o consórcio de motos, verifique se é a melhor forma de compra para você e, caso seja, procure um banco ou financeira de qualidade para fazê-lo!
Leia também
- Leilão de motos no Banco do Brasil: Como participar
- Honda CB 650R e CBR 650R 2020 já estão nas lojas da marca
- BrBid Leilões: Como comprar uma moto de leilão
Aviso
O blog Motos de Leilão não organiza leilões, aqui apenas divulgamos os leilões que estão abertos pelo Brasil.
Não temos qualquer associação com qualquer leiloeiro no Brasil.
Por isso mesmo não entramos em contato com você para vender motos ou outros bens de leilão.
Fazemos apenas um trabalho de divulgação dos leilões que ocorrem pelo Brasil.
Tome cuidado com golpes em leilão, eles estão crescendo de maneira assustadora, por isso mesmo, antes de participar de um leilão, leia nosso artigo sobre o assunto, para evitar golpes clicando aqui.