Em tempos de pandemia e com mais pessoas em casa, golpistas tem se aproveitado para aplicar o golpe do site falso de leilão. 

Antes de abordar o assunto, precisamos fazer um esclarecimento sobre o site Motos de Leilão. Não somos um site de leilão e nunca deixamos transparecer que representamos algum leiloeiro ou algum leilão.

Aqui apenas fazemos o papel de um divulgador, de levar até você uma oportunidade através de leilão de motos ou veículos. Sempre, antes de divulgar aqui o leilão, acessamos o edital do leilão e verificamos se o site é realmente do leiloeiro oficial que está no edital.

Já recebemos algumas acusações de sermos um site de leilão falso, o que, olhando nosso site, dá para perceber que não é verdade. Dito isto, vamos te passar algumas dicas para evitar o golpe do site de leilão falso.

Leia também: Dicas para não ser enganado ao comprar uma moto de leilão

Site falso de leilão

Um dos reflexos do isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus foi o aumento de compras por meios eletrônicos. Sem sair de casa, é possível adquirir tudo pelo computador ou celular. Porém, ao mesmo tempo que traz facilidades, esse tipo de operação também envolve riscos.

Talvez não para a saúde, mas para o bolso. A Sodré Santoro, maior leiloeira da América Latina, informa que durante a quarentena aumentaram as ocorrências de sites de leilão fraudulentos.

De acordo com a leiloeira Carolina Sodré Santoro, desde o segundo semestre do ano passado a empresa já tinha detectado a existência de páginas falsas da empresa na internet. A partir deste ano, no entanto, ela afirma que a ocorrência aumentou. Segundo ela, foram descobertas cerca de seis páginas fraudulentas.

De acordo com a empresa, apenas no Estado de São Paulo, o Sindicato dos Leiloeiros já identificou aproximadamente 400 páginas fraudulentas.

A propósito, a primeira informação que aparece quando se entra no site do sindicato da categoria é um banner com várias advertências sobre falsificação de páginas de leiloeiros na rede.

Leia também: Confira as dicas do Detran para leilões de Automóveis

Site falso de leilão: Cuidados para não cair nesse golpe

Segue alguns cuidados básicos para você não cair no gole do site falso de leilão.

Telefones de contato

Em sua maioria sites falsos informam número de telefone 0800 ou iniciando com 4000 pois são números VOIP que podem ser adquiridos facilmente em empresas que fornecem este serviço. O que facilita o trabalho dos estelionatários.

A maior parte dos Leiloeiros ou Empresas de Leilão possuem telefone fixo normal sem centrais de telefonia digital como de grandes empresas. Mas atenção isto não é regra. A impunidade e falta de fiscalização facilita o trabalho dos estelionatários e com certeza existem sites falsos de leilão com telefones válidos.

Nome do Leiloeiro no site

É importante destacar que conforme a Lei Brasileira somente o Leiloeiro Público Oficial tem autorização para fazer Leilões (com exceção de leilões Beneficentes). Podemos encontrar sites de Empresas de Leilão, mas estas podem ter Leiloeiros que são responsáveis pelos leilões.

O fato é que a existência do nome do leiloeiro no site não é fator de segurança ou que sirva como comprovatório, pois facilmente pode-se saber nos sites das Juntas Comerciais e dos Sindicatos dos Leiloeiros o nome de um Leiloeiro.

Então, se você vê em um site de Leilões ou Edital o nome de um Leiloeiro você pode procurar no Site da junta Comercial se o nome existe. Normalmente, nesta relação você encontrará o telefone real do leiloeiro e seu email.

Na dúvida, não deixe de tentar este contato diretamente com Leiloeiro. E não conseguindo contato NÃO PARTICIPE DO LEILÃO E SE PARTICIPOU NÃO PAGUE ATÉ TER A COMPROVAÇÃO NECESSÁRIA.

Se você já caiu no golpe, faça um boletim de ocorrência e depois acesse esse site para fazer sua denúncia.

Se esse artigo te ajudou, por favor, compartilhe nas suas redes sociais, vamos evitar que mais pessoas caiam nesse tipo de golpe, por falta de conhecimento.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *