Por que dia 27 de julho é dia do Motociclista?


Por que dia 27 de julho é dia do Motociclista? Se você tem essa dúvida, vamos esclarecer nesse artigo. A data celebra todos os que, seja profissionalmente ou por hobbie, pilotam motocicletas.

O Dia Nacional do Motociclista é comemorado em 27 de julho.

Conhecido popularmente como motoqueiro, o motociclista não apenas pilota motos, mas também vivencia o que é conhecido como “cultura da motocicleta”.

Inclusive, os motociclistas contam com uma Associação que orienta e organiza reuniões e demais eventos para os apaixonados por motos – Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM).

Origem do Dia do Motociclista

Por que dia 27 de julho é dia do Motociclista

A data surgiu a partir de uma tentativa da Associação Brasileira de Motociclistas de estipular um dia comemorativo oficial para os motoqueiros.

Em 27 de Julho de 1974, morria o motociclista e mecânico da Honda Marcus Bernardi, que era bastante querido por todos. Por sugestão de Rogério Gonçalves – proprietário da Concessionária Honda de Sorocaba, São Paulo – o deputado Alcides Franciscatto, em 1984, propôs que o Dia do Motociclista fosse comemorado em 27 de julho, em homenagem ao ex-mecânico.

A ABRAM acabou por escolher esta data, entre todas as outras, como a oficial da Associação.

A partir da oficialização da data, a Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM), instituiu no ano 2000, a Semana Nacional do Motociclista e o Prêmio ABRAM de Motociclismo, além disso, foi proposto a emissão de um selo para homenagear o setor de duas rodas para os Correios (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos).

Devido a importância desse selo postal em comemoração as motociclistas, ele se tornou uma edição especial com mais de um milhão de cartelas produzidas. Na época inicial, a ação trouxe alguns modelos das seis maiores marcas de motos mais presentes no Brasil, dentre elas a Honda.

Blitz Educativa Nacional

Pouco tempo depois, no ano de 2002 a ASSOHONDA – Associação Brasileira dos Concessionários Honda, viu uma grande oportunidade de agregar valor a marca sobre responsabilidade no trânsito, procurou a ABRAM e juntas resolveram adotar na data 27 de julho a Blitz Educativa Nacional e isso foi implantada em toda a rede de concessionários Honda no Brasil, o que sem dúvida ajudou a fortalecer a referida data, que é comemorada desde então todos os anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *